SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The rey auditory-verbal learning test (RAVLT) on the differential diagnosis of normal and pathological agingLacanian considerations on Freud's Verneinung author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

VILHENA, Junia de  and  ROSA, Carlos Mendes. Diagnóstico em saúde mental: por uma concepção não objetivista das representações da loucura. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 26-36. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.51.03.

O presente artigo pretende discutir a questão da linguagem utilizada nas classificações em saúde mental e as implicações em relação às tomadas de posição entre as diferentes correntes do pensamento linguístico. Iniciaremos a discussão deste texto com duas formas de concepção do mundo através da linguagem; o positivismo lógico e a pragmática. O estatuto dos conceitos define amaneira como determinado conceito passa a ser entendido pela sociedade. Nessa perspectiva, nos parece pertinente questionar qual a visão de doença mental que a sociedade adota e suas possíveis consequências no campo da clínica. Buscamos interrogar o caráter circunstancial, convencional e político dos critérios diagnósticos em saúde mental. E por fim tentamos demonstrar a necessidade de uma concepção não representacional de linguagem como condição para a clínica psicanalítica.

Keywords : diagnóstico; linguagem; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )