SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O teste de aprendizagem auditivo-verbal de rey (RAVLT) no diagnóstico diferencial do envelhecimento cognitivo normal e patológicoConsiderações lacanianas sobre a Verneinung de Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

VILHENA, Junia de  y  ROSA, Carlos Mendes. Diagnóstico em saúde mental: por uma concepção não objetivista das representações da loucura. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 26-36. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.51.03.

O presente artigo pretende discutir a questão da linguagem utilizada nas classificações em saúde mental e as implicações em relação às tomadas de posição entre as diferentes correntes do pensamento linguístico. Iniciaremos a discussão deste texto com duas formas de concepção do mundo através da linguagem; o positivismo lógico e a pragmática. O estatuto dos conceitos define amaneira como determinado conceito passa a ser entendido pela sociedade. Nessa perspectiva, nos parece pertinente questionar qual a visão de doença mental que a sociedade adota e suas possíveis consequências no campo da clínica. Buscamos interrogar o caráter circunstancial, convencional e político dos critérios diagnósticos em saúde mental. E por fim tentamos demonstrar a necessidade de uma concepção não representacional de linguagem como condição para a clínica psicanalítica.

Palabras clave : diagnóstico; linguagem; psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )