SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Mental health diagnosis: for a non-objectivist conception of representations of madnessWoman, work and family in contemporary life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

DANZIATO, Leonardo Barreira. Considerações lacanianas sobre a Verneinung de Freud. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 37-44. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.51.04.

O autor desenvolve uma livre leitura lacaniana do conceito de Verneinung encontrado no artigo de Freud "A Negativa". Retomando todo o histórico debate teórico e clínico em torno do tema, demonstra o caráter estrutural desse mecanismo, já sugerido por Freud, como originário para a produção do pensamento e, na tradição lacaniana, para a constituição do sujeito, discriminando o dos outros sugeridos por Freud, tais como a Verdrängung,a Verleugnung ea Verwerfung. Desenvolve esse percurso aproximando proposições freudianas e lacanianas, sem desconsiderar as diferenças das duas obras, mas lançando mão de uma liberdade teórica em sua leitura, necessária para sua argumentação. Intenta, assim, apresentar as consequências clínicas desse debate, tal como outros aspectos relevantes para o entendimento da lógica estrutural da relação entre o inconsciente e o campo da linguagem.

Keywords : Verneinung; estruturas clínicas; sujeito; pensamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )