SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Lacanian considerations on Freud's VerneinungWomen in drug trafficking: criminality as a strategy to overcome female social invisibility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SILVA, Diogivânia Maria da  and  LIMA, Albenise de Oliveira. Mulher, trabalho e família na cena contemporânea. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 41-51. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.51.05.

Com o exercício nos espaços público e privado, a mulher brasileira aponta-nos para um novo esboço do feminino marcado por elevados níveis de cobranças pessoais, profissionais, sociais e emocionais. Tomando a configuração social como cenário, este artigo se propõe a analisar, a partir de um estudo de caso, as interações entre as múltiplas atividades desenvolvidas pela mulher (cuidado com a casa, filhos e trabalho remunerado) e as possíveis repercussões sobre a sua saúde. A participante do estudo é uma mulher de 30 anos, casada, com filhos e exercendo a profissão de policial civil, residente na cidade do Recife. Por um lado, os resultados mostram que ser mulher "multi", na atualidade, acarreta satisfação e realização em tudo o que ela faz, mesmo que o preço seja sofrimento e sobrecarga emocional. Por outro lado, o peso de tantas responsabilidades termina por manifestar sérios danos a sua saúde.

Keywords : trabalho feminino; qualidade de vida; saúde da mulher.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )