SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Woman, work and family in contemporary lifeChemical addiction and the hospital detoxification treatment in the speech of the users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

BARCINSKI, Mariana. Mulheres no tráfico de drogas: a criminalidade como estratégia de saída da invisibilidade social feminina. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 52-61. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.51.06.

Através da análise discursiva sistêmica (Falmagne, 2004) de entrevistas com duas mulheres com histórias passadas de envolvimento na rede do tráfico em favelas do Rio de Janeiro, o presente artigo tem como objetivo entender a forma como a entrada em uma atividade criminosa primordialmente masculina representou para as participantes a possibilidade de se diferenciar de outras mulheres ao seu redor, construindo suas identidades como "mulheres especiais" em suas comunidades. Como membros de um grupo socialmente marginalizado (de mulheres, pobres e, em sua maioria, negras), a participação no tráfico de drogas conferira a essas mulheres um poder e um status reconhecidos como propriedade dos homens. A análise evidencia que o poder como traficante fora exercido quase que exclusivamente sobre outras mulheres. A distância de "mulheres comuns" e a simultânea aproximação ao mundo masculino representado pelo tráfico de drogas, retiraram (mesmo que temporariamente) as participantes da invisibilidade social que caracteriza a vida de mulheres em periferias urbanas.

Keywords : criminalidade feminina; invisibilidade; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )