SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Women in drug trafficking: criminality as a strategy to overcome female social invisibility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

CRAUSS, Renata Maria Gardin  and  ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. A dependência química e o tratamento de desintoxicação hospitalar na fala dos usuários. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 62-72. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.51.07.

Esta pesquisa objetivou identificar, a partir de um delineamento qualitativo e transversal, as percepções de dependentes químicos sobre a internação hospitalar para a realização de desintoxicação. Participaram 12 usuários com idade entre 19 e 57 anos que realizavam o tratamento em um hospital do interior do Rio Grande do Sul, cujo tempo de internação variou de 3 a 39 dias. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, e foi realizada análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram a importância dada ao tratamento pelos usuários; ao desejo de voltar a ter saúde; a necessidade de apoio profissional. As expectativas após a desintoxicação envolveram a o ingresso à área acadêmica, tratamentos complementares, superação da adição e o relacionamento familiar. Conclui-se que os usuários valorizam o tratamento, assim como o envolvimento da família, o que pode contribuir para estudos longitudinais que possam verificar a influência de tais variáveis no sucesso terapêutico.

Keywords : reabilitação; família; profissionais da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )