SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Mulheres no tráfico de drogas: a criminalidade como estratégia de saída da invisibilidade social feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CRAUSS, Renata Maria Gardin  e  ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. A dependência química e o tratamento de desintoxicação hospitalar na fala dos usuários. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp.62-72. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2012.51.07.

Esta pesquisa objetivou identificar, a partir de um delineamento qualitativo e transversal, as percepções de dependentes químicos sobre a internação hospitalar para a realização de desintoxicação. Participaram 12 usuários com idade entre 19 e 57 anos que realizavam o tratamento em um hospital do interior do Rio Grande do Sul, cujo tempo de internação variou de 3 a 39 dias. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, e foi realizada análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram a importância dada ao tratamento pelos usuários; ao desejo de voltar a ter saúde; a necessidade de apoio profissional. As expectativas após a desintoxicação envolveram a o ingresso à área acadêmica, tratamentos complementares, superação da adição e o relacionamento familiar. Conclui-se que os usuários valorizam o tratamento, assim como o envolvimento da família, o que pode contribuir para estudos longitudinais que possam verificar a influência de tais variáveis no sucesso terapêutico.

Palavras-chave : reabilitação; família; profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )