SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Grupos de orientação de pais: estratégias para intervenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

BULOW, Daniella Magalhães et al. Avaliação do desenvolvimento infantil em enfermaria pediátrica de um hospital universitário. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 74-79. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.52.01.

O objetivo do estudo era verificar, na população de um hospital universitário de São Paulo, o quanto as crianças se integram na faixa de desenvolvimento esperada para suas idades. Para isso, 50 acompanhantes (pais e cuidadores) de crianças entre 1 e 60 meses foram entrevistados, respondendo a questionários formados com base nas pranchas de Marie Leiner sobre o desenvolvimento infantil. Esses questionários continham frases relativas a habilidades motoras, sociais e intelectuais que se espera em várias idades, com opções de "sim", "não" e "observações". As habilidades motoras básicas e as intelectuais tiveram o maior índice de "sim", enquanto as habilidades motoras finas e as de linguagem ocorreram em quantidade menor. De modo geral, todas as áreas tiveram um alto índice de desenvolvimento de acordo com o esperado. A idade não teve correlação signifi cativa com nenhuma variável.

Palabras clave : desenvolvimento infantil; avaliação; hospitalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )