SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Avaliação do desenvolvimento infantil em enfermaria pediátrica de um hospital universitárioA música para indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta do Inconsciente: ADI/TIP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PARDO, Maria Benedita Lima  e  CARVALHO, Margarida Maria Silveira Britto de. Grupos de orientação de pais: estratégias para intervenção. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 80-87. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.52.02.

Esse trabalho relaciona-se à prevenção de problemas de desenvolvimento, pois se dirige a pais de crianças que apresentam queixas escolares ou de comportamento inscritas para tratamento psicoterapêutico no Serviço de Psicologia Aplicada vinculado à Universidade Federal de Sergipe. Neste artigo é apresentado um levantamento de queixas referidas por mães que frequentaram um grupo de orientação, cuja finalidade foi atender a essa população, analisando-a segundo a teoria bioecológica de Bronfrenbrenner. Seis mães participaram de oito encontros nos quais foram discutidos temas relacionados às queixas e a aspectos do desenvolvimento infantil, além de sessões lúdicas com seus filhos. Os resultados obtidos das entrevistas iniciais e finais e dos registros das sessões revelaram que as mães identificaram melhora nas queixas apresentadas, relacionando-a a alterações em seus próprios comportamentos face às temáticas trabalhadas no grupo de orientação.

Palavras-chave : mães; grupos de apoio; ambientes sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )