SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Grupos de orientação de pais: estratégias para intervençãoComportamento sexual e autoestima em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

NUNES-SILVA, Marília et al. A música para indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta do Inconsciente: ADI/TIP. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 88-99. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.52.03.

Estudos revelam que determinados tipos de música podem favorecer a manutenção da saúde mental, reduzir ou prevenir o estresse, aliviar o cansaço físico e induzir emoções, o que nos leva a refletir sobre sua utilização como recurso terapêutico. Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a utilização da música para indução de relaxamento, os benefícios deste recurso para a pessoa em processo terapêutico e sua aplicação na Terapia de Integração Pessoal pelo método Abordagem Direta do Inconsciente (ADI/ TIP). Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, explicitando-se a história da utilização da música com fins terapêuticos, seus efeitos sobre os estados fisiológicos e as emoções e consequentes benefícios para sua utilização a partir da indução de relaxamento. Observou-se que músicas consideradas sedativas, com andamento lento e poucas variações rítmicas, podem reduzir o estresse e favorecer o relaxamento, o que aponta para os benefícios de sua utilização como um instrumento facilitador do processo terapêutico da ADI/ TIP.

Palavras-chave : música; relaxamento; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )