SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Comportamento sexual e autoestima em adolescentesAssédio moral: a percepção e vivência dos trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

COSTA, Liana Fortunato et al. Construindo conhecimento sobre o adolescente que cometeu ofensa sexual. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 112-120. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.52.05.

Esse texto enfoca um recorte da pesquisa-ação "Grupo Multifamiliar de Adolescentes Ofensores Sexuais". São escassos, em nosso contexto, os estudos sobre a temática do adolescente ofensor sexual. Foram feitas entrevistas iniciais com o adolescente e sua família para avaliar a dinâmica familiar e as condições da agressão sexual perpetrada. Nesse texto, privilegiamos o conhecimento de como o adolescente se percebe, como é percebido por sua família e sua relação com a escola. Participaram do estudo sete (7) adolescentes e suas mães. Os resultados evidenciam contradições entre como a mãe vê o adolescente e como ele se vê. Essas contradições se estendem para a expectativa de ambos em relação a uma ocupação do adolescente e também ao meio social. O contexto do adolescente ofensor sexual necessita ser conhecido visando à implementação de intervenções familiares e individuais.

Palavras-chave : adolescente ofensor sexual; abuso sexual; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )