SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Construindo conhecimento sobre o adolescente que cometeu ofensa sexualFamília e autismo: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

SCUR, Martina Dillenburg  y  CARLOTTO, Mary Sandra. Assédio moral: a percepção e vivência dos trabalhadores. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 121-132. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.52.06.

O Assédio Moral é um tipo de violência que expõe as pessoas a situações ofensivas e humilhantes. Este estudo buscou compreender a vivência do Assédio Moral em seis trabalhadores. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com seis questões norteadoras: caracterização da situação de Assédio Moral; início e duração do Assédio; percepção de colegas; reações frente ao Assédio; perfil do assediador; consequências pessoais e profissionais para o trabalhador. Os dados foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva. De acordo com os relatos, parece que a vivência de Assédio Moral tem como pano de fundo o assédio organizacional. Verifica-se a presença de sofrimento psíquico, adoecimento, desmotivação, insegurança e problemas na vida familiar. O estudo pode contribuir para repensar as práticas de gestão organizacional, valores organizacionais, assim como um melhor esclarecimento sobre os direitos do trabalhador vítima de violência e humilhação no trabalho.

Palabras clave : assédio moral; violência no trabalho; trabalhadores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )