SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Assédio moral: a percepção e vivência dos trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ANDRADE, Aline Abreu e  e  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Família e autismo: uma revisão da literatura. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.2, pp. 133-142. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.52.07.

O autismo se constitui em um quadro cuja gravidade e cronicidade implica em uma maior demanda por cuidados. Diante disto, a família é convocada a se mobilizar e se adaptar às necessidades emergentes. O presente artigo aborda, por meio de uma revisão de literatura não sistemática, o impacto da presença de um membro com Autismo na família, bem como suas implicações para o funcionamento familiar. As fontes de pesquisa utilizadas foram livros e artigos científicos atuais. Os resultados sugerem que o impacto do autismo sobre o funcionamento familiar é influenciado pela gravidade da manifestação do transtorno, pelas características de personalidade dos pais, bem como pela disponibilidade de redes de apoio social. Suporte social e programas de treinamento de pais se constituem, desta forma, em alternativas para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento (coping) dos pais diante do autismo.

Palavras-chave : autismo; família; enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )