SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Suicide in adolescence: risk factors, depression and genderCognitive behavior therapy for depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

PIMENTEL, Adelma do Socorro. Pesquisa qualitativa da violência psicológica: um instrumento de análise da linguagem. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 15-24. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.61.02.

Este texto é uma pesquisa documental cujos objetivos são: oferecer uma análise de literatura sobre violência doméstica e/ou violência intrafamiliar; demonstrar a limitação da categoria "doméstica" para abordar a dinâmica das questões ligadas ao gênero feminino e apresentar um instrumento de pesquisa qualitativa em psicologia, no qual o exame da linguagem revela a violência psicológica praticada em um arranjo familiar. Selecionei uma bibliografia da área do período 2000 a 2010 para abordagem do tema em uma estratégia metodológica cujas etapas permitem conceituar, caracterizar o assunto pesquisado e discutir o conceito tematizado para elaborar sínteses. A análise da violência relacional pode ser desvelada através dos atos e das funções da linguagem. Entendemos que mulheres têm vida pública intensa, não são "domésticas"; tampouco a violência que as acomete o é. A grelha de análise permite alcançar uma compreensão hermenêutica do discurso de poder contido no texto e dos processos psicológicos dos sujeitos que o integram.

Keywords : pesquisa qualitativa; linguagem; violências; discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )