SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Pesquisa qualitativa da violência psicológica: um instrumento de análise da linguagemAvaliação neuropsicológica e deficiências físicas: revisão de instrumentos viáveis no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CAMARGO, Jéssica  e  ANDRETTA, Ilana. Terapia Cognitivo-Comportamental para depressão: um caso clínico. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 25-32. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.61.03.

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) tem prevalência acima de 10%, sendo uma das principais causas de suicídio nos últimos tempos. Além disso, é uma condição médica comum que pode apresentar-se de forma crônica e recorrente, desencadeando incapacitações biopsicossocias. Frente a isso, passa-se a pensar em intervenções efetivas e duradouras para esse transtorno. A Terapia Cognitivo-Comportamental se propõe a tal com técnicas estruturadas, tendo sua efetividade demonstrada em alguns estudos. O presente artigo objetiva discutir um caso clínico de uma paciente de 31 anos com TDM, atendida em uma clínica-escola, a partir do referencial Cognitivo-Comportamental. Em 20 sessões, foi possível verificar resultados positivos, havendo flexibilização de crenças centrais e aumento do repertório de estratégias de resolução de problemas. Com a diminuição da sintomatologia, a paciente teve mudanças significativas em seus relacionamentos.

Palavras-chave : Transtorno Depressivo Maior; Terapia Cognitivo-Comportamental; caso clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )