SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Terapia Cognitivo-Comportamental para depressão: um caso clínicoA qualidade conjugal e os elementos do amor: um estudo correlacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SCHLINDWEIN-ZANINI, Rachel et al. Avaliação neuropsicológica e deficiências físicas: revisão de instrumentos viáveis no Brasil. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 33-40. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.61.04.

A avaliação neuropsicológica (ANP) investiga déficits cognitivos também em prejuízos sensoriais/limitações físicas. Este artigo aborda esta avaliação em indivíduos com limitações visuais, auditivas e psicomotoras e instrumentos úteis. O objetivo principal deste artigo é investigar, por meio de revisão bibliográfica, instrumentos na ANP de pacientes com limitações físicas e sensoriais, como perda auditiva, baixa acuidade visual e restrições de movimentos no Brasil. A revisão de literatura utilizou base de dados como Scielo, BVS-PSI, PUBMED e material impresso (livros e teses), principalmente. Concluiu-se que a indicação inadequada de testes na ANP pode prejudicar resultado e conduta clínica decorrente. Existem alguns instrumentos úteis a essa prática, como Inventário de Alterações Neuropsicológicas de Schlindwein-Zanini e Cruz (SZC), Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), Matrizes Progressivas de Raven, Figuras Complexas de Rey, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Escala de Inteligência de Wechsler para crianças (WISC), Escala de Inteligência de Wechsler para adultos (WAIS), conforme indicação do exame e o comprometimento do paciente. Há necessidade de pesquisas brasileiras sobre instrumentos neuropsicológicos adequados a indivíduos com limitações físicas/sensoriais.

Palavras-chave : avaliação neuropsicológica; deficiência sensorial; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )