SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Avaliação neuropsicológica e deficiências físicas: revisão de instrumentos viáveis no BrasilOs benefícios das emoções positivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RIZZON, Ana Letícia Castellan; MOSMANN, Clarisse Pereira  e  WAGNER, Adriana. A qualidade conjugal e os elementos do amor: um estudo correlacional. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 41-49. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.61.05.

Este estudo objetivou investigar as relações entre a qualidade conjugal, avaliada, neste estudo, pela satisfação e por variáveis sóciodemográficas, e os elementos do amor de Sternberg. Participaram 102 sujeitos, sendo 52 do sexo masculino e 50 do sexo feminino da capital e do interior do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a Escala Triangular do Amor de Sternberg (ETAS) - Versão Reduzida e a Escala de Satisfação Conjugal - The Golombok Rust Inventory of Marital State (GRIMS). Nossos resultados indicaram que os sujeitos avaliaram sua satisfação conjugal de forma bastante heterogênea, e o componente decisão/compromisso surgiu como o mais preponderante. Os três componentes do amor, Intimidade, Paixão e Decisão/Compromisso, e a escolaridade dos sujeitos mostraram-se correlacionados à satisfação conjugal, perfilando um interessante panorama nas interações dos casais desta amostra. Identifica-se uma tendência dos sujeitos estudados a valorizar sua relação quando se sentem satisfeitos e comprometidos, porém, há carência de intimidade e paixão.

Palavras-chave : amor; relacionamento interpessoal; qualidade conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )