SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A qualidade conjugal e os elementos do amor: um estudo correlacionalNeuroética e neurociência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

SILVESTRE, Rafaela Luiza Silva  y  VANDENBERGHE, Luc. Os benefícios das emoções positivas. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 50-57. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.61.06.

As emoções positivas constituem um campo importante da vivência do dia a dia. Existe uma tradição de pesquisa experimental acerca dos seus efeitos pouco explorada pelos clínicos. Recentemente, emergiram algumas referências a essa tradição para sustentar a posição mais central acordada às emoções positivas em novos modelos da psicoterapia. No presente artigo, voltamos para a fonte e revisamos a referida tradição para esclarecer quais são os benefícios das emoções positivas nela evidenciadas. Os trabalhos revisados mostram que as emoções positivas contribuem de diversas formas para a regulação de emoções; ajudam a desfazer o impacto tóxico do estresse sobre processos fisiológicos; ampliam o leque de ação e pensamento, e a abertura às experiências; melhoram estratégias de coping; e favorecem a qualidade de relacionamentos. Em longo prazo, esses processos contribuem para a construção de recursos pessoais e sociais fortes, favorecendo a saúde e a resiliência.

Palabras clave : emoção positiva; pesquisa sobre emoções; psicologia positiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )