SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Os benefícios das emoções positivasMadame Bovary e histeria: algumas considerações psicanalíticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

SCHLINDWEIN-ZANINI, Rachel  y  SCHLEMPER JUNIOR, Bruno. Neuroética e neurociência. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.1, pp. 58-61. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.61.07.

Cresce, atualmente, o debate acerca dos aspectos éticos que envolvem o cérebro, e, consequentemente, as ciências a ele diretamente relacionadas, abarcadas pelas neurociências. A neuroética é um campo recente, ligado à interseção da bioética e da neurociência e seus avanços suscitam questionamentos éticos. O objetivo deste artigo é verificar e comentar aspectos relevantes da neuroética. Foi realizada revisão crítica de literatura. A ética aplicada às áreas envolvidas pelas neurociências precisa de critérios que sirvam de referência para considerar variáveis e julgar circunstâncias; os avanços recentes das neurociências suscitam questionamentos éticos importantes que necessitam ser discutidos e observados pela neuroética; há necessidade de definição de fronteiras entre o uso de tecnologias e terapêuticas para tratar um paciente doente e sua utilização apenas para melhorar o desempenho do indivíduo normal sadio. O progresso recente na neurociência cognitiva traz questionamentos éticos importantes, de natureza prática, tecnológica, filosófica, espiritual e moral para a sociedade.

Palabras clave : bioética; neurociência; saúde; neuropsicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )