SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Psicoterapia e resultado: um panorama mundial da produção científica 2001-2011Inventário de depressão infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SANTOS, Márcia Calixto dos; HONDA, Giovanna Corte; SANTEIRO, Tales Vilela  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Eficácia adaptativa: produção científica brasileira (2002/2012). Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 84-94. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.02.

O estudo investigou características formais e qualitativas da produção científica sobre eficácia adaptativa, conceito que se refere aos recursos apresentados pela pessoa para enfrentar adversidades da vida. A busca de documentos foi feita por meio dos seguintes critérios: (i) temporal: 2002/2012; (ii) bases de dados eletrônicas de acesso aberto: SciELO, PePsic, Index Psi e IBICT; e (iii) unitermos: eficácia adaptativa, escala diagnóstica adaptativa operacionalizada e EDAO. A amostra foi constituída por 54 resumos de produções. Houve maior número de publicações no período de 2007-2011, predomínio de estudos empíricos e temáticas distintas, como: adoecimentos diversos, tratamentos psicoterápicos, educação, trabalho, entre outros. A discussão apontou as aplicações e a utilidade do conceito na pesquisa e na prática psicológica, principalmente no psicodiagnóstico e no tratamento psicoterápico de pacientes com diferentes patologias. Limitações do estudo foram apontadas. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que incluam outras categorias de análise e outras bases de dados.

Palavras-chave : escala diagnóstica adaptativa operacionalizada; avaliação psicológica; pesquisa científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )