SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Eficácia adaptativa: produção científica brasileira (2002/2012)Personalidade de mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GOMES, Laura Poll; BARON, Érica; ALBORNOZ, Ana Celina Garcia  e  BORSA, Juliane Callegaro. Inventário de depressão infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileiros. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 95-105. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.03.

Apesar do consenso entre profissionais da saúde quanto ao reconhecimento dos sintomas depressivos na infância e na adolescência, seu diagnóstico ainda apresenta dificuldades. A literatura aponta o Inventário de Depressão Infantil (CDI) como um instrumento bastante utilizado para medir este construto. O presente estudo revisa os artigos científicos sobre o CDI, publicados em periódicos brasileiros no período de 2000 a 2010. Verificou-se que a maior parte das pesquisas foi conduzida a partir de 2005, no contexto escolar, com meninos e meninas e com o objetivo de verificar a associação de sintomas depressivos e variáveis psicossociais. As pesquisas reportaram bons índices de confiabilidade para o CDI, contudo, houve diferenças quanto à sua estrutura fatorial. Evidencia-se, assim, a necessidade de novos estudos que apontem novas evidências de validade do CDI como um instrumento útil para avaliar sintomas depressivos em crianças e adolescentes.

Palavras-chave : revisão; depressão infantil; CDI; avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )