SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Inventário de depressão infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileirosPrevenção primária à violência no namoro: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SA, Samantha Dubugras  e  WERLANG, Blanca Susana Guevara. Personalidade de mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 106-116. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.04.

O presente artigo trata de uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de realizar um levantamento da produção bibliográfica nacional e internacional indexada nas bases de dados MedLine, PsycINFO, Lilacs e ProQuest, publicadas de 2000 a 2012, relacionada às características de personalidade de mulheres vítimas de violência doméstica. A avaliação dos dados encontrados foi realizada a partir da identificação de 10 dimensões de análise, a saber: (i) base de dados; (ii) ano da publicação; (iii) fonte (periódico); (iv) modalidade de produção científica; (v) delineamento da pesquisa; (vi) local do estudo; (vii) número da amostra; (viii) objetivo do estudo; (ix) instrumentos utilizados (x) principais resultados. Resultados: foram encontradas apenas sete publicações que tratavam efetivamente de algum aspecto da personalidade das mulheres vítimas de violência doméstica, sendo que nenhum dos estudos foi realizado no Brasil. Todos se referem a estudos empíricos oriundos de trabalhos de pesquisa quantitativa. Os resultados dos artigos analisados sugerem que existe uma interação entre determinados estilos de personalidade, que tornam algumas mulheres mais propensas a se envolverem em experiências de violência.

Palavras-chave : violência doméstica contra a mulher; personalidade; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )