SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Prevenção primária à violência no namoro: uma revisão de literaturaAdolescentes em conflito com a lei e família: um estudo de revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BARRETO, Isabella Soares; MAGALHAES, Caroline Greiner de; GONCALVES, Daniela Teixeira  e  ANDRADE, Aline Abreu e. Processos de intervenção para crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão de literatura. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 132-143. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.06.

A Síndrome de Asperger (SA) se enquadra dentro dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e é caracterizada, segundo o DSM-IV, por um prejuízo severo e persistente na interação social e pelo desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da intervenção de treinamento de habilidades sociais em crianças e adolescentes com SA. Foram consultadas as bases de dados: ME-DLINE, PsyInfo, Psyarticles, Academic Search Premier e Web of Science. Foram selecionados oito artigos e os resultados indicaram que as intervenções propostas surtiram efeito positivo nas habilidades das crianças portadoras de SA em comparação com o grupo controle, sendo eficazes na promoção do desenvolvimento social. Desta forma, são sugeridos possíveis estudos futuros com medidas mais acuradas e com amostras maiores para a melhor compreensão dos programas de intervenção em crianças e adolescentes com SA.

Palavras-chave : Síndrome de Asperger; intervenção; treino de habilidades sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )