SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Intervention procedures for children and adolescents with Asperger Syndrome: a literature reviewMotivational approach by phone for family member of drug user: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

NUNES, Mykaella Cristina Antunes; ANDRADE, Anne Graça de Sousa  and  MORAIS, Normanda Araujo de. Adolescentes em conflito com a lei e família: um estudo de revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 144-156. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.07.

Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura a fim de conhecer o estado da arte sobre o tema "Família e adolescente em conflito com a lei" no período de 2007 a 2012. Foram selecionados resumos de periódicos científicos nacionais e internacionais, indexados nas bases de dados Bireme (Index Psi. Revistas Técnico-Científicas, PePsic, SciELO, LILACS, Medline) através de combinações de descritores. Um total de 162 trabalhos foi localizado a partir dos seguintes critérios: está dentro do período de análise, nos idiomas inglês, espanhol e português e sem duplicidade. Destes, apenas 35 artigos faziam menção à temática família e foram analisados na íntegra. Observou-se um predomínio de estudos internacionais, empíricos e de caráter quantitativo. A partir da análise, foram identificados três eixos temáticos que versavam sobre: características do funcionamento e da dinâmica familiar de adolescentes em conflito com a lei; a percepção dos adolescentes acerca de suas famílias; e metodologias de avaliação e de intervenção voltadas à família. Os resultados revelaram que é inviável pensar na prática de atendimento ao adolescente infrator sem englobar sua família com a mesma ênfase, bem como, se tem verificado uma prática recorrente de culpabilização da família pela situação de infração do filho, sendo vista apenas como fator de risco.

Keywords : adolescente em conflito com a lei; família; revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )