SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Delinquent adolescents and family: a systematic review of the literatureWomen with HIV/AIDS: diagnose reaction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

BORTOLON, Cassandra Borges; MACHADO, Cássio Andrade; FERIGOLO, Maristela  and  BARROS, Helena M.T.. Abordagem motivacional para familiar de usuário de drogas por telefone: um estudo de caso. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 157-163. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.08.

A entrevista motivacional, intervenção colaborativa que estimula as razões à mudança, pode ser utilizada para ajudar os familiares de usuários de drogas a conduzir transformações na sua interação com o usuário. Os familiares podem desenvolver estratégias mal-adaptativas para manejarem esse problema, conhecido como codependência. Assim, os familiares necessitam receber intervenção, pois podem adoecer diante dos conflitos decorrentes dessa interação. Objetivou-se apresentar um modelo de intervenção breve motivacional por telefone para familiar de usuário. Realizou-se um estudo de caso em um serviço de telemedicina. Os instrumentos utilizados foram: protocolo de atendimento ao familiar, escalas Contemplation Ladder e Holyoake Codependency Index. Betânia, 46 anos, ligou para buscar ajuda para o seu marido usuário de álcool e crack. Após 6 meses, Betânia conseguiu perceber suas necessidades pessoais e as consequências de sua mudança na dinâmica da dependência química. A esposa do usuário reduziu a codependência e modificou comportamentos permissivos. Os serviços de telemedicina e as intervenções breves motivacionais podem promover mudanças comportamentais em familiares que necessitam de atenção e cuidados de saúde de uma forma acessível e abrangente.

Keywords : codependência; entrevista motivacional; telefone.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )