SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Motivational approach by phone for family member of drug user: a case studyPerception of mothers and teenagers about domestic violence through the building of genograms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

WAGNER, Tânia Maria Cemin  and  BOSI, Denise Rasia. Mulheres com HIV/AIDS: reações ao diagnóstico. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp. 164-173. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.09.

O diagnóstico de soropositividade ao HIV é recebido com impacto e, quando a infecção ocorre por parceiro em união estável, coloca em jogo muito mais do que a fidelidade pressuposta, abalando a confiança e as expectativas depositadas nesse parceiro. Além disso, as mulheres são biologicamente mais vulneráveis a essa infecção. O objetivo foi investigar as percepções de mulheres que relatam terem sido infectadas por parceiro em união estável no momento da revelação desse diagnóstico e após um tempo dessa notícia. O estudo é transversal qualitativo do tipo exploratório. Contou com 11 mulheres vivendo com o HIV que foram infectadas pelos parceiros e que fazem acompanhamento no Ambulatório de Infectologia DST/AIDS de Caxias do Sul. Elas foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado, com gravação e transcrição. Constatou-se o relato de desespero no momento do diagnóstico, pois essa notícia era inesperada e dificuldades em revelar o diagnóstico à família, enfrentando a doença sozinhas.

Keywords : mulheres; HIV [AIDS]; diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )