SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentosEvidências de alterações neurais na terapia cognitivo-comportamental: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GHIZONI, Liliam Deisy  e  MENDES, Ana Magnólia. Dispositivos para uma escuta clínica do sofrimento no trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 15-26. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.02.

Ao apresentar a prática da clínica psicodinâmica da cooperação com catadores de materiais recicláveis, discutem-se seis dispositivos clínicos: análise da demanda, elaboração e perlaboração, construção de laços afetivos, interpretação, formação do clínico e supervisão. Estes se diferem da proposta metodológica de Dejours, por haver uma aproximação mais articulada com a Psicanálise. A aplicação dos dispositivos, ao longo das sessões, favoreceu a mobilização de um coletivo de trabalhadores que passou a discutir as regras de trabalho e de convivência. Através da fala dos catadores sobre os sentimentos que estavam vivenciando na organização do trabalho e a escuta clínica da pesquisadora respaldada pelas supervisões, ao longo de seis meses, provocou a passagem do momento de discussão para a deliberação. A prática dessa clínica demarca uma diferença metodológica entre os procedimentos da psicodinâmica francesa com a brasileira, assim, pretende-se ampliar as discussões sobre o método aqui apresentado, incluindo reformulações a partir desse debate.

Palavras-chave : clínica psicodinâmica; dispositivos clínicos; escuta qualificada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License