SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Dispositivos para uma escuta clínica do sofrimento no trabalho dos catadores de materiais recicláveisEntre bruxas e lobos: o uso dos contos de fadas na psicoterapia de grupo com crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

STOCK, Tatiana Otto; BARBOSA, Márcio Englert  y  KRISTENSEN, Christian Haag. Evidências de alterações neurais na terapia cognitivo-comportamental: uma revisão da literatura. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 27-36. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.03.

A neurociência vem sendo cada vez mais estudada no campo da psicologia, o que possibilitou importantes achados em relação às alterações neurais que a psicoterapia é capaz de promover. O presente estudo tem como objetivo sintetizar informações advindas da neurociência e que contribuam para o desenvolvimento da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Para isso foi realizada uma revisão de literatura sobre pesquisas que relacionaram modificações neuroanatômicas e funcionais com a aplicação da reestruturação cognitiva, uma estratégia comumente usada na TCC, que se propõe a modificar e adaptar pensamentos e crenças distorcidas do indivíduo, a fim de regularizar seu sistema emocional e comportamental. Os principais achados encontrados consistem na ativação das áreas dorsais, responsáveis pela regulação emocional, e a diminuição da atividade nas áreas ventrais, responsáveis por gerar emoções. A partir disso, pode-se afirmar que as principais regiões ativadas pela reestruturação cognitiva são as corticais, como córtex pré-frontal, que está ligado à diminuição da ativação da amígdala.

Palabras clave : Terapia Cognitivo-Comportamental; reestruturação cognitiva; neurociência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License