SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Evidence of neural changes in cognitive behavioral therapy: a literature reviewPsychosocial rehabilitation of individuals with psychotic disorders: the role of psychologists in CAPS of Santa Catarina state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SBARDELOTTO, Flavia Cambruzzi  and  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Entre bruxas e lobos: o uso dos contos de fadas na psicoterapia de grupo com crianças. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 37-48. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.04.

O presente estudo objetivou investigar a utilização dos Contos de Fadas como intervenção em um grupo de crianças, pacientes de um ambulatório de Saúde Mental, encaminhadas por dificuldades na aprendizagem ou relacionamento social. Partiu-se da ideia de que os Contos de Fadas contêm material simbólico para ajudar a criança a elaborar seus conflitos, interagindo na capacidade de fantasiar, e com isso contribuindo no desenvolvimento dos processos de simbolização e criatividade. Pretendeu-se, com esse estudo, responder se a utilização dos Contos de Fadas poderia ser uma ferramenta para ajudar nos processos de simbolização e criatividade, através da avaliação antes e após realização do grupo. Participaram do estudo quatro crianças, com idades entre seis e nove anos e seus pais. Para a coleta dos dados, foram utilizados os prontuários, uma entrevista inicial com os pais, uma entrevista com a criança, aplicação do Teste das Fábulas e do HTP (House, Tree and Person), e a realização de um grupo terapêutico com duração de 10 encontros. Observou-se que os contos de fadas foram importantes dentro do grupo para o acesso da problemática de cada um dos participantes, tornando-se possível a realização de intervenções, possibilitando a nomeação dos afetos. Observou-se, através dos testes, que, ao final dos encontros, as crianças obtiveram ganhos nos processos de simbolização, além de uma melhora das queixas iniciais.

Keywords : contos de fadas; psicoterapia de grupo; crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License