SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Among witches and wolves: the use of fairy tales in group psychotherapy with childrenSocial skills and bullying: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

LARA, Gabriel Amador de  and  MONTEIRO, Janine Kieling. Reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos psicóticos: atuação dos psicólogos nos CAPS de Santa Catarina. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 49-61. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.05.

Este artigo teve como objetivo levantar dados sobre a atuação do psicólogo na reabilitação de pessoas diagnosticadas com transtornos psicóticos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Santa Catarina, Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal. Participaram 48 psicólogos de CAPS I, II e III. O instrumento utilizado foi um questionário online. Os resultados indicaram: melhora no ensino de graduação para atuação em CAPS e práticas ampliadas dos psicólogos (mais diversificadas e menos focadas no atendimento psicoterapêutico individual). Apesar dos avanços, necessidades de evolução existem como maior foco nos processos externos ao CAPS, na produção de autonomia e desestigmatização. Nos serviços, há necessidade de melhorias na gestão dos recursos financeiros e humanos, na fiscalização dos serviços e no fortalecimento de redes de apoio.

Keywords : Centros de Atenção Psicossocial; psicólogos; psicoses.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License