SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Habilidades sociais e bullying: uma revisão sistemáticaBurnout em professores: diferença e análise de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GOMES, Adriana Ferreira Chaves  e  AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos. Punição corporal e problemas comportamentais em adolescentes. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 76-85. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.07.

O objetivo desse estudo foi investigar as relações entre punição corporal no ambiente familiar e problemas comportamentais em adolescentes. Participaram 15 estudantes do ensino fundamental e médio com idades entre 12 e 15 anos que apresentam comportamentos agressivos na escola. Os adolescentes foram entrevistados sobre as práticas educativas utilizadas pelos seus pais. Verificou-se a ocorrência da punição corporal, e os principais motivos relacionam a falta de obediência e o envolvimento em situações de violência na escola. A punição corporal ocorre por meio da palmada, uso do cinto, murros e chutes, e isso ocasiona reações de raiva, tristeza, medo, e a avaliação dos jovens de que os pais estavam estressados no momento dos atos agressivos. Foram identificados relatos que aprovam o uso da punição corporal de forma moderada, o que evidencia a transmissão intergeracional da violência, entretanto, o disciplinamento de comportamentos por meio do diálogo foi considerado importante. Os resultados destacam que a punição corporal utilizada no contexto familiar apresenta repercussões nos comportamentos agressivos desses adolescentes na escola.

Palavras-chave : adolescência; punição corporal; práticas educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License