SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Punição corporal e problemas comportamentais em adolescentesGestação decorrente de violência sexual: um estudo de caso à luz do modelo bioecológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

CARLOTTO, Mary Sandra; BRAUN, Ana Claudia; RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler  y  DIEHL, Liciane. Burnout em professores: diferença e análise de gênero. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 86-93. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.08.

A profissão docente é alvo de inúmeros estressores psicossociais que, quando persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout (SB). O presente estudo objetivou verificar se existe diferença entre homens e mulheres nas dimensões e perfis da SB. A amostra não probabilística se constituiu de 474 professores atuantes em diferentes níveis de ensino de Porto Alegre e região metropolitana do Rio Grande do Sul, Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT) e um questionário para levantamento de dados sociodemográficos e laborais. Os dados foram analisados por meio da prova t de student. Evidenciou-se que participantes do sexo masculino apresentaram maior índice médio nas dimensões de Indolência, Culpa e Perfi l 2. Participantes do sexo feminino revelaram maior índice médio na dimensão de Ilusão pelo Trabalho. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se considerar as diferenças de construção social de gênero no processo de adoecimento da categoria docente.

Palabras clave : Síndrome de Burnout; estresse ocupacional; gênero; professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License