SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Burnout em professores: diferença e análise de gêneroDoença renal crônica: vivência do paciente em tratamento de hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

LORDELLO, Sílvia Renata  e  COSTA, Liana Fortunato. Gestação decorrente de violência sexual: um estudo de caso à luz do modelo bioecológico. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 94-104. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.09.

A gravidez decorrente de violência sexual traz uma série de complexos impactos sobre a maternidade. Neste estudo, investigou-se uma mulher vítima de violência sexual com um filho recém-nascido, com o objetivo de identificar os principais impactos psicológicos no desenvolvimento da relação mãe/bebê nessa situação adversa. A participante, de 25 anos, era atendida em um programa voltado às vítimas de violência em hospital público de centro urbano. A pesquisa de natureza qualitativa teve como instrumento a entrevista com roteiro semiestruturado e a análise das informações foi realizada adotando-se como referencial teórico o modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner. Os resultados revelaram um sistema familiar com aspectos disfuncionais e a presença de atos de violência na dinâmica transgeracional. Embora tenha sido constatado esforço pessoal no estabelecimento da relação mãe e filho, a rede de apoio permaneceu frágil. Foram identificados sentimentos ambivalentes com relação ao agressor e uma necessidade de investir na redução de sintomas sugestivos do Transtorno do Estresse Pós-Traumático, representados por sentimentos persecutórios enfrentados pela vítima. Há, entretanto, projetos definidos de maternidade e atitudes da mãe que tornam clara sua trajetória de resiliência, ainda que embrionária. São reconhecidas as limitações do estudo e indicados estudos futuros que possam aprofundar o tema e abordar estratégias de intervenção psicológica junto a esse público.

Palavras-chave : modelo bioecológico; agressões sexuais; gravidez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License