SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Gestação decorrente de violência sexual: um estudo de caso à luz do modelo bioecológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RUDNICKI, Tânia. Doença renal crônica: vivência do paciente em tratamento de hemodiálise. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.1, pp. 105-116. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.10.

Apesar de todos os avanços tecnológicos nas últimas décadas, os pacientes renais precisam adaptar-se às mudanças emocionais e comportamentais decorrentes da doença renal crônica e de seu tratamento. A presente investigação tem por objetivo identificar o papel do tratamento de hemodiálise no dia a dia dos pacientes renais crônicos. Através da análise de entrevistas, encontraram-se sentimentos de ambivalência relacionados ao tratamento, sintomas depressivos e impotência, predominando o sentimento de dependência, conturbando as atividades diárias dos pacientes. Constata-se que alterações emocionais estão presentes, independentemente da etapa da doença, da idade e do sexo. Pode-se observar a influência do meio, a segurança e a estabilidade advindas da rede de apoio expressos pelos enfermos renais no que diz respeito à aceitação da doença e do tratamento; as características individuais próprias do processo de uma doença e de tratamento crônicos; e os sinais de revolta e aceitação encontrados nos enfermos, que se revelam necessários ao exercício adequado de adaptação e de adesão ao tratamento de hemodiálise.

Palavras-chave : doença renal; hemodiálise; alterações psicológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License