SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Deprivação e a tendência antissocial no adolescente face ao divórcio parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MURTA, Sheila Giardini et al. Desenvolvimento de um website para prevenção à violência no namoro, abandono de relações íntimas abusivas e apoio aos pares. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 118-132. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.01.

Namoros violentos podem gerar transtornos de estresse pós-traumático, depressão e abuso de substâncias. Por isso, medidas preventivas e de intervenção precoce são necessárias. Este artigo tem por objetivo descrever a avaliação de necessidades e a construção de materiais para o desenvolvimento de um website para prevenção à violência no namoro entre adolescentes e jovens brasileiros. Para avaliar necessidades, estudos qualitativos foram realizados com amostras de adolescentes e jovens para identificar intenções de enfrentamento à violência no namoro, as características de namoros abusivos, as habilidades de manejo de conflitos usadas em namoros saudáveis, estratégias facilitadoras do abandono de namoros violentos e o processo de receber e dar ajuda a amigos em situação de maus-tratos no namoro. Com base nos resultados da avaliação de necessidades e no Modelo Transteórico de Mudança, construiu-se um website com cinco módulos: reconhecimento da violência no namoro, fatores de risco para a vitimização pelo parceiro íntimo, habilidades sociais para manejo de conflitos no namoro, abandono de namoros violentos e apoio aos pares. São sugeridos estudos para avaliação dos efeitos da exposição ao website sobre mudanças atitudinais e comportamentais relativas à autoproteção em namoros violentos e ao apoio aos pares.

Palavras-chave : prevenção; educação em saúde; violência doméstica; saúde do adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License