SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Development of a website for dating violence prevention, abandonment of intimate abusive relationships and support to peersFamily, labor and retirement: a review of the scientific production in the Brazilian scenario author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

HACK, Soraya Maria Pandolfi Koch  and  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Deprivação e a tendência antissocial no adolescente face ao divórcio parental. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 133-144. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.02.

Este estudo buscou identificar indicadores de deprivação em adolescentes que vivenciaram o divórcio parental nos últimos dois anos de suas vidas e apresentavam sinais de tendência antissocial em seu comportamento. De acordo com a literatura revisada, desajustes no comportamento se manifestam quando houve algum tipo de ruptura na continuidade dos cuidados exercidos pelo ambiente, ocasionando o estado de deprivação. Numa abordagem qualitativa, utilizou-se o delineamento de Estudos de Casos Múltiplos, tendo sido avaliados três adolescentes, de 12, 13 e 15 anos de idade, assim como seus pais e mães, com base em entrevistas semiestruturadas e testes projetivos. Os resultados sugerem uma associação entre os sintomas desses adolescentes e as rupturas e descontinuidades dos cuidados parentais. Foram detectadas não só possíveis vivências de deprivação no contexto do divórcio, mas também na primeira infância desses adolescentes.

Keywords : comportamento antissocial; adolescente; divórcio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License