SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Deprivação e a tendência antissocial no adolescente face ao divórcio parentalAdoção tardia: percepções dos adotantes em relação aos períodos iniciais de adaptação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ANTUNES, Marcos Henrique  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Família, trabalho e aposentadoria: uma revisão da produção científica no cenário brasileiro. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 145-154. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.03.

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da produção científica brasileira sobre família, trabalho e aposentadoria no intuito de identificar o estado da arte e analisar as ênfases e as inter-relações observadas em publicações sobre essas temáticas. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo e Index Psi acerca de artigos que apresentam resultados de investigações científicas publicadas em Português de 2003 a julho de 2013. Por meio da combinação das palavras-chave, foram identificados 25 artigos, os quais se detêm em discutir, predominantemente, o trabalho relacionado à família ou à aposentadoria. Os resultados indicam a escassez de produção científica que trate, especificamente, da relação entre aposentadoria e família. Discute-se a importância de considerar o contexto familiar nas pesquisas que abordam as temáticas do trabalho e da aposentadoria, haja vista a complexidade de fatores imbricados em sua apreensão.

Palavras-chave : família; trabalho; aposentadoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License