SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Adoção tardia: percepções dos adotantes em relação aos períodos iniciais de adaptaçãoConjugalidade e parentalidade diante da dependência de crack de um filho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

COELHO, Maria Isabel Saldanha dos Martins  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Contribuições da Teoria Sistêmica acerca da Alienação Parental. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 168-181. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.05.

A Alienação Parental (AP) consiste em um conjunto de manobras empreendido por um dos genitores, de forma consciente ou não, para afastar o outro par parental da vida do filho. O presente artigo busca descrever algumas contribuições da teoria sistêmica que podem ajudar a compreender o fenômeno da AP, possibilitando uma visão mais contextualizada e complexa dos processos familiares que implicam a configuração de quadros desse tipo. Dentre os conceitos analisados no artigo, citam-se: organização e estrutura do sistema familiar; sistemas funcionais e disfuncionais; fronteiras e regras; padrões transacionais recorrentes e cristalizados do sistema familiar disfuncional; alinhamento e alianças com o guardião e transgeracionalidade. As contribuições trazidas pelo artigo propõem uma contextualização mais abrangente da AP, através da consideração do sistema familiar como um todo e das relações disfuncionais que os diferentes subsistemas estabelecem entre si, as quais estão na raiz dos comportamentos que geram e sustentam a AP.

Palavras-chave : Alienação Parental; Teoria Sistêmica; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License