SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Conjugalidade e parentalidade diante da dependência de crack de um filhoAvaliação de processo de uma tecnologia social de capacitação profissional para psicólogos que atendem casos de violência sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Aconselhamento psicológico com casais: interlocuções entre Psicologia Positiva e abordagem centrada na pessoa. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 192-206. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.07.

O aconselhamento psicológico oferece subsídios para o atendimento de casais em programas de educação para a conjugalidade. O objetivo deste estudo teórico é discutir sobre os elementos que podem compor uma intervenção com casais na modalidade de aconselhamento psicológico, tendo como marco teórico as interfaces entre Psicologia Positiva e Abordagem Centrada na Pessoa. Na Abordagem Centrada na Pessoa, parte-se do pressuposto de que o ser humano está envolto em uma autonomia crescente ao longo de seu desenvolvimento. A Psicologia Positiva valoriza o ser humano em termos de suas capacidades e forças pessoais. Uma intervenção possível a partir da interlocução entre aspectos dessas abordagens teóricas consideraria o acesso às crenças e percepções acionadas pelo casal, a resiliência, o fortalecimento das capacidades e dos recursos pessoais, a construção de estratégias para enfrentamento do problema, a responsabilização pelo próprio processo de mudança e a reavaliação das expectativas quanto ao futuro. Pode-se compreender o aconselhamento psicológico com casais como uma proposta que visa a recuperar, em cada um e na díade, a tendência ao crescimento e a abertura para o bem-estar. Sugere-se que pesquisas empíricas sejam conduzidas para oferecer suporte a essas considerações.

Palavras-chave : aconselhamento psicológico; psicoterapia; conjugalidade; terapia de casal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License