SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Aconselhamento psicológico com casais: interlocuções entre Psicologia Positiva e abordagem centrada na pessoaTerapia cognitivo-comportamental para depressão com sintomas psicóticos: uma revisão teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

DAMASIO, Bruno Figueiredo; HABIGZANG, Luísa Fernanda; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de  e  KOLLER, Sílvia Helena. Avaliação de processo de uma tecnologia social de capacitação profissional para psicólogos que atendem casos de violência sexual. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 207-219. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.08.

Neste estudo, foi avaliado o processo de uma tecnologia social de capacitação profissional (TSCP) em grupoterapia cognitivo-comportamental voltada a profissionais da Psicologia que atendem crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A amostra foi composta por 28 profissionais de psicologia, oriundos de 19 municípios do Rio Grande do Sul, Brasil. Os participantes responderam a um questionário de dados sociodemográficos e a fichas de avaliação da capacitação. Os resultados demonstraram um nível elevado de satisfação com o programa. Sugestões e comentários adicionais bem como opiniões sobre os aspectos mais positivos e mais negativos da capacitação forneceram subsídios para qualificação de edições futuras. Espera-se que os resultados apresentados favoreçam o desenvolvimento de novas capacitações profissionais voltada à demanda da violência sexual.

Palavras-chave : capacitação profissional; violência sexual; grupoterapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License