SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Process evaluation of a social technology of professional training for psychologists handling cases of sexual violenceStudy about resilience of mothers in pediatric intensive care units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

PALOSKI, Luis Henrique  and  CHRIST, Helena Diefenthaeler. Terapia cognitivo-comportamental para depressão com sintomas psicóticos: uma revisão teórica. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 220-228. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.09.

O presente artigo investigou a aplicabilidade da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão com sintomas psicóticos. Inicialmente, contextualizou-se a relação entre essa modalidade psicoterapêutica e a depressão, na sequência, foram apresentadas as diretrizes diagnósticas do transtorno juntamente com sua conceitualização cognitiva. Após foram expostas técnicas da terapia cognitivo-comportamental sugeridas para o tratamento do transtorno depressivo com sintomas psicóticos. Para isso, foi desenvolvida uma busca de artigos científicos sobre a temática por meio de revisão não-sistemática nas principais bases de dados na área das Ciências da Saúde, bem como a utilização de livros-textos de referência sobre o assunto. Encontraram-se, na literatura clínica, inúmeros estudos acerca da aplicabilidade da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão sem sintomas psicóticos. Contudo, são escassos os trabalhos que abordam a utilização dessa abordagem terapêutica com pacientes depressivos que desenvolvem sintomatologia psicótica. Assim, este trabalho procurou reunir os estudos que contemplam métodos de intervenção com pacientes diagnosticados com depressão psicótica. Com esse estudo, pode-se inferir que há necessidade de desenvolver mais pesquisas sobre técnicas de manejo destinadas a pacientes depressivos com sintomas psicóticos na abordagem cognitivo-comportamental.

Keywords : depressão com sintomas psicóticos; Terapia Cognitivo-Comportamental; Intervenções Terapêuticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License