SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Terapia cognitivo-comportamental para depressão com sintomas psicóticos: uma revisão teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SANTOS, Edna Moraes Aguiar Lima dos  e  REPPOLD, Caroline Tozzi. Estudo sobre resiliência de mães em unidade de terapia intensiva pediátrica. Contextos Clínic [online]. 2014, vol.7, n.2, pp. 229-239. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.72.10.

A experiência de acompanhar um familiar internado em UTI tende a ser vivenciada como uma situação de crise. Os estudos da Psicologia Positiva têm especial interesse em investigar os potenciais de saúde de cada sujeito que favorecem o enfrentamento e a adaptação às situações de crise, dentre os quais é destacada a resiliência. Embora ainda sem uma definição consensual, a resiliência tem sido reconhecida como a habilidade humana para superar crises, enfrentar ou ser fortalecido por adversidades. Dada a relevância da investigação sobre o tema, o presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a resiliência de mães de crianças internadas em UTI e investigar a relação com esperança, otimismo e pessimismo, qualidade de vida e humor deprimido. Para isso, este estudo foi realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com um total de 18 mães, que reponderam a um protocolo de pesquisa elaborado para o presente estudo. Dentre os principais resultados, foi possível observar correlações significativas entre os índices de resiliência e esperança, entre qualidade de vida e otimismo, e entre qualidade de vida e esperança. Ao comparar os resultados das escalas nos grupos de depressão moderada/severa e mínima/leve, contrariando o que se esperava, as mães mais resilientes não demonstraram, necessariamente, menores índices de humor deprimido. De maneira geral, maiores índices de esperança, otimismo e qualidade de vida relacionam-se negativamente com a depressão, corroborando com conclusões de pesquisas semelhantes.

Palavras-chave : resiliência; UTI Pediátrica; Psicologia Positiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License