SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Indicação e concordância em iniciar tratamento durante avaliação inicial para psicoterapia psicodinâmicaProcesso psicoterapêutico: compreensão de momentos de mudança psicológica em uma sessão de psicoterapia psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PEIXOTO, Evandro Morais; ENEAS, Maria Leonor Espinosa  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Relações entre intervenções terapêuticas, motivação para mudança e eficácia adaptativa em psicoterapia breve. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 16-26. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.02.

Este estudo exploratório teve como objetivo analisar a evolução de dois processos de psicoterapias breves psicodinâmicas (PBP) focalizando a associação entre as variáveis das pacientes e as intervenções dos terapeutas. As variáveis das pacientes foram: estágios de mudança, avaliados clinicamente por meio da Escala de Mudança, e a qualidade de eficiência adaptativa, medida com a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada. As intervenções dos terapeutas foram classificadas como expressivas, neutras ou suportivas. Dois juízes independentes avaliaram os estágios de mudança de todas as sessões. Eles também avaliaram a eficácia da adaptação no início e fim dos processos. Dois outros juízes categorizaram todas as intervenções das terapeutas. Observou-se que as estratégias de intervenção estavam relacionadas com a evolução dos estágios de mudança, a configuração de adaptação das pacientes, bem como os diferentes estágios dos processos psicoterapêuticos. Novos estudos sistemáticos envolvendo essas variáveis são necessários para confirmar a relevância das associações observadas.

Palavras-chave : mudança terapêutica; estudo de caso; psicoterapia breve.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License