SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Relações entre intervenções terapêuticas, motivação para mudança e eficácia adaptativa em psicoterapia brevePapéis de gênero nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças adotadas por casais do mesmo sexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CASSEL, Paula Argemi; SANCHEZ, Lívia Fração; CAMPEZATTO, Paula von Mengden  e  NUNES, Maria Lucia Tiellet. Processo psicoterapêutico: compreensão de momentos de mudança psicológica em uma sessão de psicoterapia psicanalítica. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 27-37. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.03.

O presente estudo consiste numa pesquisa de processo em psicoterapia psicanalítica e objetiva examinar o processo de mudança psicológica em uma sessão de psicoterapia de uma mulher com hipótese diagnóstica de organização borderline de personalidade, a partir da integração de diferentes fontes de informação. As sessões psicoterapêuticas foram gravadas em áudio e transcritas. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa com delineamento de estudo de caso sistemático. Foram utilizados: Instrumento para Avaliar Sessões Psicanalíticas para verificar a aderência à técnica psicanalítica da sessão estudada e Therapeutic Cycles Model para averiguar momentos de mudança através da demarcação de ciclos terapêuticos nas verbalizações da dupla terapêutica. As verbalizações dos ciclos terapêuticos da sessão foram examinadas por análise de conteúdo. Os achados indicam que a associação de medidas objetivas - gravação em áudio das sessões e uso de instrumentos - com análise qualitativa e psicodinâmica permite compreender, de forma sistemática, momentos significativos das sessões psicoterapêuticas.

Palavras-chave : psicoterapia; processo terapêutico; instrumentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License