SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Processo psicoterapêutico: compreensão de momentos de mudança psicológica em uma sessão de psicoterapia psicanalíticaEstudo de caso sobre a revelação da violência sexual contra meninos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CERQUEIRA-SANTOS, Elder  e  BOURNE, Justin. Papéis de gênero nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças adotadas por casais do mesmo sexo. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 38-45. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.04.

O objetivo deste estudo foi investigar os papéis de gênero durante as brincadeiras de faz-de-conta de crianças adotadas por casais do mesmo sexo. Analisaram-se estereotipia e segregação durante os episódios espontâneos de brincadeira de faz-de-conta. A hipótese geral era de que tanto estereotipia como segregação fossem mais flexíveis para este grupo, considerando o novo contexto familiar. Foram observadas 13 crianças de ambos os sexos (8 meninos e 5 meninas) com idades entre 3 e 7 anos. Nove episódios acima de cinco minutos foram analisados considerando um protocolo que leva em conta a organização social, o uso de objetos, o tipo e os temas de brincadeiras. Foi encontrada segregação por gênero na formação dos grupos de brinquedos, porém pouca estereotipia no desempenho dos papéis. Discutem-se práticas parentais e influências contextuais nas questões de gênero na infância.

Palavras-chave : homossexualidade; adoção; brincadeira; gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License