SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Papéis de gênero nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças adotadas por casais do mesmo sexoViolência conjugal: prevalência e fatores associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

HOHENDORFF, Jean Von; SANTOS, Samara Silva dos  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Estudo de caso sobre a revelação da violência sexual contra meninos. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 46-54. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.05.

A revelação da violência sexual (VS) tem sido descrita como um processo importante, culminando com o relato das vítimas acerca da violência sofrida. A maioria dos estudos sobre o assunto tem como foco vítimas do sexo feminino, dificultando a generalização de seus resultados para vítimas do sexo masculino. Diante disso, o objetivo desse estudo foi compreender o processo de revelação da violência sexual sofrida por um menino, a partir do relato de sua mãe, por meio de um estudo de caso. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com a mãe do menino, a qual abordou questões sobre a descoberta da VS, sentimentos e reações maternas e a repercussão do fato para a família e para a vítima. A análise da entrevista foi organizada em três eixos: (i) revelação da VS como um processo; (ii) as reações maternas frente à descoberta e; (iii) repercussões da VS. A descoberta sobre a VS ocorreu a partir de conversas entre mãe e filho, que permitiram que a situação fosse revelada aos poucos. O impacto da revelação desencadeou na mãe sentimentos de culpa e preocupações com a sexualidade do filho. Destaca-se, portanto, a importância da rede de apoio familiar e institucional, com serviços e profissionais capacitados para atuar nesse momento de crise familiar advindo da revelação da VS. Além disso, ressalta-se a importância de estudos na temática da violência sexual contra meninos.

Palavras-chave : abuso sexual infantil; masculino; revelação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License