SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Estudo de caso sobre a revelação da violência sexual contra meninosTranstorno de Ansiedade Social: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

COLOSSI, Patrícia Manozzo; RAZERA, Josiane; HAACK, Karla Rafaela  e  FALCKE, Denise. Violência conjugal: prevalência e fatores associados. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 55-66. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.06.

A violência na conjugalidade é tema de grande relevância em diferentes contextos, dada a magnitude da prevalência em todo o mundo. O presente estudo, quantitativo, teve o objetivo de descrever a violência no casal, bem como analisar possíveis correlações com variáveis sociodemográficas. Participaram 186 casais (n= 372), residentes da região metropolitana de Porto Alegre (RS), casados oficialmente ou em coabitação, selecionados por conveniência, caracterizando uma amostragem por "bola de neve". Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e a Revised Conflict Tactics Scale (CTS-2), para identificação das diferentes expressões de violência entre cônjuges. Foram realizadas análises estatísticas inferenciais descritivas, para verificar o comportamento das variáveis. Dentre os principais resultados, destacam-se a prevalência de 2,74% de coerção sexual grave cometida pelos homens e de 86,59% de agressão psicológica cometida pelas mulheres. Os resultados obtidos corroboram estudos anteriores, que afirmam que homens exercem predominantemente a violência sexual, ao passo que mulheres usam preponderantemente a agressão psicológica. Destaca-se maior prevalência da violência em casais jovens, economicamente menos favorecidos, com menores níveis de religiosidade e que somente moram juntos, não tendo oficializado a união. Conclui-se que a violência é um fenômeno de grande complexidade, que exige atenção dos profissionais de saúde.

Palavras-chave : conjugalidade; violência; violência conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License