SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Intimate partner violence: prevalence and associated factorsImportance of relaxation techniques in cognitive therapy for anxiety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

MULLER, Juliana de Lima; TRENTINI, Clarissa Marceli; ZANINI, Adriana Mokwa  and  LOPES, Fernanda Machado. Transtorno de Ansiedade Social: um estudo de caso. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 67-78. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.07.

O Transtorno de Ansiedade Social é o transtorno de ansiedade mais comum e apresenta elevadas taxas de prevalência, com prejuízos funcionais importantes, demandando abordagens terapêuticas de longa duração em casos de maior gravidade. O objetivo do presente estudo é relatar um estudo de caso com intervenção cognitivo-comportamental, sem o uso associado de psicofármacos, em um adulto jovem do sexo masculino com esse diagnóstico. No tratamento, distribuído em avaliação inicial, intervenção, avaliação final e seguimento, foram utilizados critérios diagnósticos do DSM-5 e técnicas cognitivo-comportamentais. Na avaliação inicial, identificaram-se dificuldades em diversas situações sociais, em realizar o trabalho de conclusão de curso de sua faculdade e em buscar oportunidades de trabalho desejadas. Os resultados obtidos na avaliação final e no seguimento de seis meses indicaram melhora considerável das queixas iniciais, redução da ansiedade social, correção de crenças errôneas, desenvolvimento de habilidades sociais, redução de estratégias de segurança e de comportamentos inibitórios. É importante que mais estudos de caso com indivíduos do sexo masculino sejam realizados, possibilitando o melhor entendimento do tratamento de pacientes com Transtorno de Ansiedade Social através de técnicas cognitivas e comportamentais. Uma vez que diversas técnicas vêm sendo indicadas como importantes no tratamento desses pacientes, é essencial considerá-las na prática clínica.

Keywords : Transtorno de Ansiedade Social; tratamento; terapia cognitivo-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License