SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Transtorno de Ansiedade Social: um estudo de casoCaracterísticas do processo de cessação do tabagismo na abstinência prolongada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

WILLHELM, Alice Rodrigues; ANDRETTA, Ilana  e  UNGARETTI, Mariana Steiger. Importância das técnicas de relaxamento na terapia cognitiva para ansiedade. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 79-86. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.08.

Transtornos de ansiedade estão entre os transtornos mais comuns e se caracterizam por uma resposta de ansiedade exagerada e não adaptativa a algum estímulo. O tratamento com TCC para transtornos ansiosos sugere técnicas cognitivas de reestruturação e flexibilização cognitiva e técnicas comportamentais como exposição, dessensibilização sistemática e técnicas de relaxamento corporal. Realizou-se uma investigação através de três estudos de caso, em que foram aplicadas técnicas de relaxamento, dentre elas o relaxamento progressivo, relaxamento passivo e respiração diafragmática. Para a análise da eficácia da técnica de relaxamento, pediu-se que os pacientes indicassem um valor de ansiedade em uma escala de zero a dez antes e depois das técnicas. As técnicas de relaxamento tiveram sucesso nos três casos estudados e atingiram o objetivo de diminuição da ansiedade.

Palavras-chave : Terapia Cognitiva; ansiedade; relaxamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License