SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Importância das técnicas de relaxamento na terapia cognitiva para ansiedadePráticas clínicas e o cuidado possível no CAPSi: perspectivas de uma equipe interdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PEUKER, Ana Carolina  e  BIZARRO, Lisiane. Características do processo de cessação do tabagismo na abstinência prolongada. Contextos Clínic [online]. 2015, vol.8, n.1, pp. 87-98. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2015.81.09.

O tabagismo é um comportamento refratário, pois, apesar de seus conhecidos efeitos negativos, poucos fumantes conseguem parar de fumar. Caracterizou-se o processo de cessação do tabagismo de 62 ex-fumantes (m = 50 anos, dp = 11), de ambos os sexos, com oitos anos de abstinência em média. Eles responderam um questionário do comportamento de fumar retrospectivo, com 16 questões sobre histórico prévio de consumo do cigarro, processo de cessação do tabagismo e manutenção da abstinência. Os dados foram analisados através de estatística descritiva de categorias definidas. A maior parte dos participantes havia feito pelo menos três tentativas prévias para parar de fumar, motivados por questões de saúde, e referiu não sentir mais fissura. Os fatores mais relacionados à recaída foram fissura, stress, sintomas de abstinência e ganho de peso. Festas, uso de álcool e café, solidão e stress foram considerados gatilhos para fissura. Diversas estratégias cognitivas e comportamentais para a manutenção da abstinência foram utilizadas. Identificar variáveis associadas à abstinência prolongada de nicotina pode contribuir para aumentar a eficácia do auxílio ao fumante, a adesão ao tratamento e as taxas de remissão do tabagismo.

Palavras-chave : dependência de nicotina; recaída; uso de cigarro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License